Essa tal Humanidade

(by Paulo Polzonoff Jr. – editor e tradutor)

Crédito da foto: revista holandesa SEASONS, 11/07

Crédito da foto: revista holandesa SEASONS, 11/07

“Tenho a impressão de que jamais escreverei livros. Por vários motivos. O principal deles é a falta de motivo para se escrever um livro. Contar uma história, disse e repito, é um gesto de generosidade. Mas minha generosidade atualmente está completamente voltada para minha família. Me parece um absurdo usar o pouco da energia que me sobra no fim do dia para compartilhar o que quer que seja com esta tal Humanidade.” 
 

Intrigante  e linda tal opinião!  [Me fez lembrar a maravilhosa frase de Clarice Linspector: “Não tenho tempo para mais nada. Ser feliz me consome muito!”] E aí, me bateu uma vontade de conhecer o Paulo, de poder ligar [sim, ligar!, e-mail não cabe neste específico caso]  e dizer carinhosamente: “Respeito demais o que disse; e achei divino!   Mas, Paulo, se um dia sobrar um tempinho e você mudar de ideia, nós [essa tal Humanidade] vamos ganhar tanto! “

Nossa! Agora, estou até suspirando mais aliviada!


Feliz pelo fato de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Adélia Prado,  Guimarães Rosa, Clarice Linspector (!), Ariano Suassuna, Mário Quintana, Ruben Braga, Lia Luft, Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Cora Coralina, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, e outros tantos [muitos!], não terem tido a mesma visão do horizonte como o Paulo teve.

Já pensou? “Eu, hem. Nem pensar!” (Kleiton & Kledir)
 
 
 
 

 

ps: ontem, não consegui lembrar o nome de Clarice Linspector, de jeito nenhum [nenhum!] Recorri ao meu amigo, Márcio B. Super obrigada, meu anjo!
Meu Deus, minha memória já foi boa… E certas horas ela me assusta. Estou pensando seriamente em fazer o teste de Alzheimer. 
Well, que venha o futuro. Vou traçar do jeito que vier!
 Achou o post interessante? Obrigada! Então, divulgue-o! Use uma das opções abaixo.


Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Escrever, Literatura, livros e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Essa tal Humanidade

  1. Marly disse:

    Seu cantinho e lindo e acolhedor!
    Parabens!
    Bjus
    Marly

  2. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Amiga Jô,

    Com todo o respeito pela opinião do Paulo, apreciaria que ele entendesse que para escrever-se um livro, não é necessário um motivo, mas sim uma motivação. Ele , sem se dar conta, não percebeu que deixou transparecer a sua imensa sensibilidade, ao fazer tão enfática declaração de amôr á sua comunidade ( familia ). A sua familia, que, de qualquer forma, está inserida no contexto da humanidade, é uma avalanche de motivações. Como você mesmo disse e repetiu : “Contar uma história é um ato de generosidade”. É mais que isto. É uma Doação. Talvez a humanidade fosse bem melhor, caso mais pessoas se dedicassem a “praticar atos de generosidades”.
    Meus respeitos, Paulo.

    Abraços Fraternos
    Ramiro

  3. anlene disse:

    Oi, já adicionamos seu blog ao Mundo Pequeno.
    http://www.mundopequeno.com/
    Também estamos no Facebook.
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
    Ajude a divulgar o Mundo Pequeno colocando o selo no seu blog.
    Um abraço!

    • Josane Mary disse:

      Oi, Anlene,
      obrigada! E já o coloquei!
      Tenha uma ótima semana,
      Grande abraço.

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, Anlene!
      Entro em contato para informar que ambas versões de “Mevrouw Jane” [impressa e digital] já estão disponíveis; demorou um pouquinho mais do que esperado, na verdade.
      Assim, caso tenha interesse em lê-lo, por favor, entre em contato comigo.
      Versão digital: R$ 19,00 ou € 7,93 [na cotação de hoje].
      Versão impressa: R$ 45,00 ou € 18,80 [na cotação de hoje].
      Grande abraço!

  4. Ingrid disse:

    Escrever um livro pra mim nao dá… Acho que nao tenho esse dom de me cominicar pelas palavras. O blog já é deveras complicado, pra um livro precisaria de muita criatividade, coisa que nao tenho rsrs

  5. Paulo Polzonoff Jr. disse:

    Oi,

    Ah, no fundo acredito que um dia voltarei, sim, a escrever livros. Mas, por agora, realmente me falta a generosidade. Tempo não, que tempo eu tenho de sobra. É mais um direcionamento da emoção, entende?

    Abs,

    • Josane Mary disse:

      Ei, Paulo!
      Que alegria receber a sua visita! Tentei deixar um recadinho no seu site, mas não consegui. E quando o solicitei que me adicionasse ao seu facebook, a minha intenção era retornar, convidá-lo a ler o post que fiz com o seu poema. Acabou que você foi mais rápido no gatilho, e eu pude receber a gostosa suspresa de ler o seu comentário. Obrigada!
      Sim, claro, entendo! E achei o direcionamento da sua emoção lindíssimo!
      Espero ter a honra de ler o seu comentário a respeito do prefácio do meu livro Mevrouw Jane. Caso queira lê-lo, este é o link
      Tenha um ótimo dia, ao lado dos seus, aí na nossa linda terra-brazilis.
      Grande abraço!

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, PAULO!
      Entro em contato pois gostaria de oferecê-lo o meu romance “Mevrouw Jane” na versão impressa.
      O que acha? Gostaria de lê-lo?
      Grande abraço daqui da Holanda!

  6. Gisley Scott disse:

    Josane,

    Gostei muito desse post pois me fez pensar em todas as vezes que eu posso me voltar para a Bíblia e tirar infinitas lições de vida. Palavras de encorajamento e de fé sobre a vida de pessoas comuns, que passavam por dificuldades, mas que também foram capazes de ver além do terreno, do aqui e agora…Lembro-me do rei Davi e da grande contribuição que ele trouxe ao Cristianismo com o livro dos Salmos…

    Eu olho para a vida do apóstolo Paulo e de tantos outros homens de fé que enchem meu dia de esperança e me movem a seguir em frente, compartilhando aquilo que aprenderam de Deus e das pessoas que as cercavam. Tb traz-me a memória blogs que leio, que fazem a diferença na minha vida, que sempre me fazem pensar e refletir: Meu Deus como seria meu dia sem umas boas risadas, desafios, encorajamentos e desabafos para que eu me lembre que não sou a única passando por dificuldades?

    Aprender e reter conhecimento é muito bom, mas compartilhá-lo com os outros é um arte.
    Grande abraço!

    • Josane Mary disse:

      Ei, Gisley! Bom-dia!
      Adorei o seu comentário! Obrigada!
      Espero ter a alegria de ler o seu comentário a respeito do prefácio do meu livro Mevrouw Jane. Caso queira lê-lo, este é o link https://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/
      Tenha um ótimo dia, ao lado dos seus, aí nos USA.
      Grande abraço!

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, Girley!
      Entro em contato para informar que ambas versões de “Mevrouw Jane” [impressa e digital] já estão disponíveis; demorou um pouquinho mais do que esperado, na verdade.
      Assim, caso tenha interesse em lê-lo, por favor, entre em contato comigo.
      Versão digital: R$ 19,00 ou € 7,93 [na cotação de hoje].
      Versão impressa: R$ 45,00 ou € 18,80 [na cotação de hoje].
      Grande abraço!

  7. rosana disse:

    Oi Josane,
    muito lindo seu cantinho, já está devidamente acolhida…
    Quanto ao livro parabéns pela conquista, apenas acho que para se escrever com o vigor de uma mulher, não precisa perder a delicadeza e a doçura… Cada um com a sua opinião…
    beijinhos

    • Josane Mary disse:

      Ei, Rosana!
      Que bom receber a sua visita! Obrigada!
      Concordo com o seu comentário. E creio que Lya Luft também assim o faria. Afinal o que mais constatamos nos livros dessa renomada escritora é um misto de garra, delicadeza e doçura.
      Espero ter a alegria de ler o seu comentário a respeito do prefácio do meu livro Mevrouw Jane. Caso queira lê-lo, este é o link https://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/
      Tenha um ótimo dia, ao lado dos seus!
      Grande abraço.

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, Rosana!
      Entro em contato para informar que ambas versões de “Mevrouw Jane” [impressa e digital] já estão disponíveis; demorou um pouquinho mais do que esperado, na verdade.
      Assim, caso tenha interesse em lê-lo, por favor, entre em contato comigo.
      Versão digital: R$ 19,00 ou € 7,93 [na cotação de hoje].
      Versão impressa: R$ 45,00 ou € 18,80 [na cotação de hoje].
      Grande abraço!

  8. Fernanda disse:

    Jo, vim agradecer tua visita.
    E conhecer teu cantinho. Interessante e belo.
    Gostei de passear por aqui.
    Um beijo. Fernanda

  9. OTILIA disse:

    Josane,
    Vim retribuir sua visita no meu blog. E é verdade: ainda bem que todos os autores que voce citou…eram todos generosos RSRSR SRSR e deixaram grandes livros.
    Muito legal seu blog. Obrigada por ter ido no meu.
    OTILIA

    • Josane Mary disse:

      Ei, Otília! Bom-dia!
      Que bacana receber a sua visita e saber que gostou! Obrigada!
      Espero ter a alegria de ler o seu comentário a respeito do prefácio do meu livro Mevrouw Jane. Caso queira lê-lo, este é o link: https://josanemary.wordpress.com/mevrouw-jane/
      Grande abraço.

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, OTILIA!
      Entro em contato para informar que ambas versões de “Mevrouw Jane” [impressa e digital] já estão disponíveis; demorou um pouquinho mais do que esperado, na verdade.
      Assim, caso tenha interesse em lê-lo, por favor, entre em contato comigo.
      Versão digital: R$ 19,00 ou € 7,93 [na cotação de hoje].
      Versão impressa: R$ 45,00 ou € 18,80 [na cotação de hoje].
      Grande abraço daqui da Holanda!

  10. Elvira disse:

    Oi Josane.
    Obrigada pela visita. Gostei muito de seu blog.
    Acho que escrever livros é um dom para poucos e talvez eu não tenha sido agraciada. Ainda bem que muitos receberam esse dom assim podemos desfrutar de suas obras.
    Vou ler o prefácio de seu livro.
    Bjs. Elvira
    http://evipensieri.wordpress.com

    • Josane Mary disse:

      Oi, Elvira! Bom-dia!
      Que bom que vei conhecer o meu cantinho virtual.
      Aguardo com alegria por poder ler sua opinão sobre o prefácio de Mevrouw Jane.
      Volte sempre!
      Grande abraço.

    • Josane Mary disse:

      Boa-noite, Elvira!
      Entro em contato para informar que ambas versões de “Mevrouw Jane” [impressa e digital] já estão disponíveis; demorou um pouquinho mais do que esperado, na verdade.
      Assim, caso tenha interesse em lê-lo, por favor, entre em contato comigo.
      Versão digital: R$ 19,00 ou € 7,93 [na cotação de hoje].
      Versão impressa: R$ 45,00 ou € 18,80 [na cotação de hoje].
      Grande abraço daqui da Holanda!

Deixe uma resposta

