BRASILIDADE

Acontece assim:
Meus olhos se arregalam lentamente,
Minha pele começa a arrepiar,
Meus olhos desrregalam e as lágrimas tomam conta,
Minha pele se ve acariciada por um toque que vem de ouvir o Hino Nacional.
Eu sei, eu sei: o Brasil ainda nos decepciona demais. Eu sei.
Mas ele também nos dá muito orgulho. Sabemos que ele nos dá!
Mas o meu ponto aqui é sobre essa emoção que invade,
me faz esquecer as decepções e até os orgulhos.
Falo dessa coisa que vai além do bom ou do ruim,
Falo do Brasil ter parido a todos nós e ser parido por nós, a cada dia.
Esse parto contínuo, essa infância eterna, essa adolescência permanente,
essa maturidade bem-vinda, esse envelhecer dignamente tão querido e desejado!
Falo do nosso jeito espontâneo, do nosso “puta que pariu!”, que em muita vezes
é desprovido de qualquer intenção de ofender mãe alguma.
Falo da nossa convicção de força, coragem, alegria, e fé!
FÉ em nós mesmos e no próximo.
Isso nos parece nato! Que coisa mais linda!
Eu sei que você deve estar achando que estou exagerando.
Pode ser.
Porém, quando se está longe da pátria amada,
quando se é um despatriado como eu, [e como muitos], ouvir o nosso Hino Nacional me deixa mais em sintonia com a vida.
Eu sinto que eu não poderia enxergá-la de forma melhor, caso eu não tivesse sido tingida na alma pelo verde e amarelo.

Acordei assim! Até inventando palavras:  BRASILIDADE!

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Atreva-se, Escrever, Inspiração, Josane Mary, Paz Interior, Pelo Mundo e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para BRASILIDADE

  1. Lindo texto… Por mais que a gente tente negar, o Brasil está entranhado na gente, né?

  2. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Prezada Jô,
    Você externou, literalmente, o que significa ter orgulho da Pátria Mãe. Você nem eu acordamos assim. Eu, tú, ele, nós, vós e eles que aqui fomos gerados, paridos e criados, embóra entendendo que ainda precisamos evoluir em alguns aspéctos, AMAMOS o Brasil. Não conseguimos, ainda que queiramos, nos livrar desse sentimento mágico, que você, tão sábiamente, denominou de BRASILIDADE. Alguns imaginam que a perfeição nasce de um dia para o outro. Somos, ainda, uma nação Bêbe. Apenas temos 512 anos de idade. Não podemos ser tão intolerantes com nossa querida criança e exigir que ela tenha desenvoltura e atitudes semelhantes á quem já ultrapassou a faixa etária milenar. Já estamos bem melhór do que até pouquissimos anos atrás. O nosso hino, tão lindo e vibrante, além de fazer ecoar em todo o planêta quem somos e o que podemos, tem a propriedade de como uma lâmina afiada, penetrar em nossas almas e nos provocar arrepios indescritiveis de emoções. Para os que, por qualquer motivo, estejam longe desta terra mesclada por inúmeras raças e etnias ouvir o Hino Nacional do Brasil é o mesmo que, em pleno deserto, vislumbrar um oásis. Continue chorando de emoção. Pelo Brasil, vale á pena. Você é brasileira. Você provou a sua BRASILIDADE !!! Parabéns.
    Abraços Fraternos,
    Ramirovskiy

Deixe uma resposta

