Oportunidade Literária

Bolsas FBN/Funarte de Criação e Circulação Literária.

“Em ação conjunta, FBN e Funarte oferecem, 30 bolsas de criação e 20 de circulação, voltadas para a literatura.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, e o Presidente da Funarte, Antonio Grassi, anunciam nesta quinta-feira, dia 28 de junho, o lançamento oficial das bolsas de criação e de circulação literária FBN/Funarte. O anúncio será feito às 18h30, no Auditório Eliseu Visconti, localizado no prédio sede da Fundação Biblioteca Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União do dia 19 de junho, terça-feira.
Serão oferecidas 30 bolsas voltadas para a criação literária, em âmbito nacional, no valor de R$ 15 mil cada, direcionadas a escritores iniciantes. O objetivo do edital é promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. Já para o edital de circulação literária serão destinadas 20 bolsas, no valor de R$ 40 mil, com o intuito de concretizar projetos voltados à promoção e difusão da literatura por meio de oficinas, cursos, contação de histórias e/ou palestras.
De acordo com o presidente da Funarte, Antonio Grassi, a grande novidade desta edição do Bolsa de Criação Literária é o incentivo a novos escritores. “Pela primeira vez, este edital será voltado exclusivamente para autores iniciantes. Com esta iniciativa, pretendemos estimular e democratizar o acesso ao fomento na área da literatura”, ressalta Grassi.
O projeto, segundo o presidente da FBN, Galeno Amorim, é vital para alavancar os índices de leitura nas regiões apontadas como as mais frágeis pela pesquisa Retratos da Leitura. “Somente com o lançamento de ações afirmativas e focadas como a Bolsa de Circulação é que a Biblioteca Nacional, a Funarte e o Ministério da Cultura contribuirão de forma efetiva para a popularização da literatura de forma nacional”, avalia Galeno.
As inscrições nos editais podem ser feitas até o dia 2 de agosto.
Clique abaixo para mais informações e acesso aos editais.”
Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Criação Literária

fonte: Concursos Literários.

Saudações Literárias & Namastê!

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Inspiração, Josane Mary, Literatura e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Oportunidade Literária

  1. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Prezada amiga Jô,
    Bélissima iniciativa da FNB e Funarte. Merece os elogios e prestigios totais da nossa nação. Sabe, caríssima amiga, muitas coisas boas tem acontecido em nossos país. É claro que, muito mais coisas boas tem de acontecer. Porém, apenas os pessimistas e políticos radicais não admitem os avanços que estamos experimentando nos últimos tempos. Talvez seja o nosso antigo gigante adormecido, acordando para o mundo. Você participará de algum concurso ? Se sim, com certeza, pode-se mandar confeccionar o troféu. Será mais um goal da Jô. Abraços fraternos e Ohn Shanti.
    Ramirovskiy

    • Josane Mary disse:

      Bom-dia, Ramirovisky!
      Concordo plenamente, ‘talvez seja o nosso antigo gigante adormecido, acordando para o mundo.’! Isso é motivo de muito orgulho!
      Este ano, participei de consursos e ganhei alguns, e em consequência, 3 de meus contos estão publicados em Antologias. Sinto-me muitíssima feliz por isso!

      Obrigadíssima pelo carinho e apoio de sempre. Você é nota 10!

      Grande abraço e NAMASTÊ, querido amigo!🙂

  2. Aimée disse:

    it helped me with knowledge so i really believe you will do much better in the future i appreciate everything you have added to my knowledge base. thanks.http://www.registrodesite.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s