BIENAL

A 1ª. Bienal foi organizada pela Câmara Brasileira do Livro em 1970 no prédio da Bienal de Artes, onde hoje é o Parque Ibirapuera. A 2ª. bateu recorde de público e de expositores: 700 e 80 mil respectivamente. Desde 1996, o evento mudou de ligar diversas vezes objetivando abrigar mais expositores e mais conforto ao público. Na última edição a Bienal recebeu 743 mil visitantes; nesta de 2012 está previsto receber 800 mil e cerca de 400 expositores nacionais e internacionais.
Participar da BIENAL foi uma experiência ímpar! As inúmeras possibilidades de contatos, e a de troca de informações com outros escritores muito me encantou. Também encheu os meus olhos constatar o número de crianças e adolescentes esbaldando-se com a Bienal. Milhares! Foram vários os Espaços Infantis para a realização de atividades culturais lúdicas.

É impossível não citar o grande Monteiro Lobato, “Um país é feito de homens e livros”.

A programação cultura da Bienal foi preparada para agradar todos os gostos. Os curadores Antônio Carlos de Morais Sartini, Paulo Markun e Zeca Camargo organizaram o evento com debates, cursos e homenagens. Além do já citado Espaço Infantil, havia ainda o Salão de Ideias, que recebeu convidados internacionais e mescla diversos assuntos; o Espaço do Professor, que tratou de diversas questões que envolvem o saber e o ensinar; o Gourmet, que reuniu renomados chefs-autores que apresentaram aulas interativas em cozinha cinematográfica; o Telas e Palcos, que foi dedicado a encontros com autores, dramaturgos, cineastas, músicos e artistas; e o Espaço Jovem, além do centenário de nascimento dos Homenageados Jorge Amada e Nelson Rodrigues. No domingo, 12/08, a neta de Jorge Amado, Cecília Amado, apresentou e discutiu sobre o filme, baseado na obra “Capitães de Areia”. Muitos outros temas foram discutidos, como por exemplo POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O LIVRO, A LEITURA E A LITERATURA, tratado pelo Sr. Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
Ter participado da BIENAL foi extremamente gratificante. Confira as fotos.
Grande abraço e até  próxima!

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Feiras e Exposições, Josane Mary, Literatura, Livro Lançamento, Mevrouw Jane e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s