Imortalizado

Dias atrás, enquanto dirigia para Zwolle – cidade vizinha à minha – pensando se começaria a nevar mesmo [e começou], muito automaticamente, liguei o rádio – que estava na Rádio 1, e é voltada para muita notícia e informação. De pronto prestei atenção no poema que o radialista recitava. Apesar de ter sido num holandês que me pareceu cheio de palavreado rebuscado, não presente na linguagem do meu dia a dia, percebi que se tratava de uma homenagem.Interessei-me. Era emoção pura!

Presidente Dilma Rousseff e Oscar Niemeyer

Presidente Dilma Rousseff e Oscar Niemeyer

O poema deixava claro que aquela pessoa era originária de um local paradisíaco; que seus feitos tinham logrado conquistas gigantescas; que sua genialidade e capacidade de criar o novo eram sua marca registrada; e que portanto, imortalizado aquele homenageado estava através de seus feitos. Suspirei! ‘Que lindo!’, pensei! E minha emoção se agigantou quando o radialista finalizou dizendo: “Este foi para Oscar Niemeyer, um grande brasileiro, idealizador de Brasília, capital do Brasil, que faleceu hoje.”
Suspirei mais fundo. Foi surpresa demais. Minha raiz verde-amarela se avivou em mim, e relembrei do rosto daquele que foi o mais arquiteto de todos os tempos no nosso país, e com muito orgulho ofereci o meu minuto de silêncio.

Grande abraço e até a próxima.

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Inevitável, Josane Mary, Poesia, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Imortalizado

  1. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Prezada Amiga Josane,
    É extremamente estimulante e positivo tomar conhecimento de comentários patrióticos como o que você postou. Infelizmente, o povo brasileiro, por questão de baixa autoestima ou amôr próprio atrofiado, tem o hábito de se desmerecer e traçar comparativos absurdos entre uma nação, ainda jovém, como o Brasil e outros que já são milenares e colonizadores. É claro que ainda existem muitas coisas a serem melhoradas em nosso País. Porém, ninguém, deve ignorar as significativas mudanças que experimentamos e que o nosso leme está direcionado para uma viagem rumo ao pleno desenvolvimento. Brasileirinha, como o Niemeyr, existem centenas de outros brasileiros ilustres em evidência, assim como outro expressivo número, vivendo no mais profundo anonimato, quér por interêsses comerciais, quér por haverem nascido no hemisfério Sul. Sentí a robustez das suas raízes verde-amarelo e aumentou o meu orgulho de, assim como você, ser brasileiro. Pra frente Brasil ! Pra frente brasileiros guerreiros. Abraços. Ohn Shanti.
    Ramirovskiy

    • Josane Mary disse:

      Bom-dia, amigo Ramirovisky!
      Seus comentários sempre, SEMPRE, me deixam com um ar de imensa alegria e satisfação. OBRIGADA pela fidelidade em deixar suas impressões nesse meu cantinho virtual.
      Grande abraço
      & NAMASTÊ!

  2. Ingrid disse:

    Pois é Jo, triste demais da conta… Brasileiro e cidadao do mundo, deixou amor concreto, construido para a humanidade inteira. Viajo mentalmente relembrando suas obras que tambem embelezam a minha BH e daí penso em JK, Diamantina, seresta e pao de queijo. Ciranda de lembrancas, salada de nostalgía, belezura, boniteza. Orgulho do nosso país! A proposito. voce era minha vizinha lá e aqui tambem, porque eu moro em Zwolle.🙂
    Misturei tudo agora. Beijocas
    Ingrid

    • Josane Mary disse:

      Bom-dia, INGRID!
      Pois eu adorei essa sua ‘mistura’! Achei poético!
      É uma alegria saber que somos vizinhas aqui na Holanda! Aproveito a oportunidade então para convidá-la para participar do “1o. Meetup Brazil Literatur/Art/Music, em Zwolle” em 24/Jan das 18:30 às 20:30 na Brasseire Het Vliegerhyus – um local muitíssimo agradável. Minha intenção é que tenhamos um grupo com idéias a fins no que tange a escrever, seja qual for o estilo, autopublicar, assim como agregar música e arte ao espaço. Para saber mais, por favor, acesse: http://www.meetup.com/Zwolle-BRAZIL-LITERATURE-ART-MUSIC/events/94787372/

      Que possmos nos conhecer no “1o. Meetup Brazil Literatur/Art/Music”

      Grande abraço e que tenhamos um ótimo dia!🙂

  3. Ingrid disse:

    Jo querida,obrigada pelo convite. Me parece um projeto super interessante! Ja vou anotar na agenda e vou la nem que seja so pr’a lhe dar um abraco.
    Sexta de paz e final de semana maravilhoso p’ra voce.
    Ingrid

    • Josane Mary disse:

      Ingrid, achei maravilhosos o seu entusiasmo! Tenho certeza de que sua participação no “1o. Meetup Brazil Literatur/Art/Music, em Zwolle” trará muitas contruibuições. Que maravilha!
      Caso queira entrar em contato, meu cel 061.5323470.
      Grande abraço e até breve!🙂

  4. Ingrid disse:

    Obrigada!! Já anotei e com certeza antes do evento entro em contacto com voce.
    Outro grande abraco!
    Ingrid

  5. Irene Alves disse:

    Venho desejar-lhe e a sua Família
    um Feliz Natal.
    Bj.
    Irene

  6. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Very helpful info specifically the last part🙂 I care for such info much. I was seeking this certain information for a long time. Thank you and good luck.

Deixe uma resposta

