REBRA na Holanda I

Foi com alegria  e que recebi hoje o convite do  Consulado Brasileiro na Holanda, na pessoa doREBRA Consul, Sr. Alexandre R.M. Gueiros, para no próximo dia 25 participar da  ‘reunião para a qual serão convidados os Senhores membros do Conselho de Cidadãos provisório e representantes de associações e grupos brasileiros locais. Os debates estarão abertos somente aos residentes na jurisdição, podendo os não-residentes participar apenas como observadores, sem direito a intervenções. Os resultados das plenárias deverão ser objeto de relatório objetivo, a ser enviado ao Itamaraty.’  [íntegra do convite abaixo]

Agradeci prontamente pela distinção e confirmei minha presença. Assim como coloquei-me à inteira disposição, na esperança de poder colher frutos literários para a REBRA, [Rede de Escritoras Brasileiras], ONG que represento aqui na Holanda.

****************************************************************************
“Prezada Senhora,

Como é de seu conhecimento, encerrou-se, em 24 de novembro de 2012, o mandato do primeiro grupo de membros do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), eleito em 2010. Não obstante os méritos da iniciativa, várias dificuldades prejudicaram seriamente o funcionamento esperado do CRBE. Por esse motivo, o Itamaraty concluiu pela conveniência de se estimular uma reflexão sobre aperfeiçoamentos e ajustes necessários no CRBE, antes de promover eleições para o novo Conselho.
Nesse espírito, as Repartições consulares brasileiras foram instruídas a promover reuniões plenárias públicas para coleta de comentários e sugestões das comunidades brasileiras sobre os aperfeiçoamentos necessários ao processo de seleção do novo CRBE, bem como à sua atuação.
No que se refere aos Países Baixos, promoverei, às 15 horas do dia 26 de fevereiro próximo (terça-feira), na sede deste Consulado-Geral, reunião para a qual serão convidados os Senhores membros do Conselho de Cidadãos provisório e representantes de associações e grupos brasileiros locais. Os debates estarão abertos somente aos residentes na jurisdição, podendo os não-residentes participar apenas como observadores, sem direito a intervenções. Os resultados das plenárias deverão ser objeto de relatório objetivo, a ser enviado ao Itamaraty.
Ao lhe formular o presente convite para participar do evento, enfatizo a importância de seu comparecimento em função da posição que ocupa em nossa comunidade.
Envio, a seguir, roteiro indicativo da condução da reunião. A depender do interesse dos participantes, poderão ser agregados outros itens para debate, os quais, rogaria, me fossem propostos com pelo menos uma semana de antecipação.
a) Introdução – relato factual do processo por este Consulado-Geral e apresentação conceitual do CRBE como um conselho consultivo (por oposição a executivo) destinado a favorecer a articulação da sociedade civil brasileira no exterior com o Governo;
 b) avaliação do funcionamento do CRBE pelos presentes, incluindo dificuldades e resultados, da ótica da comunidade brasileira nos Países Baixos;
 c) Discussão do processo de reformulação do CRBE, a partir dos seguintes questionamentos:
 i) DA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO
 – O número de Conselheiros (16 titulares e 16 suplentes) foi suficiente para garantir a boa representatividade das diversas comunidades brasileiras no exterior?
– A divisão dos Conselheiros por 4 regiões (Américas do Sul e Central/ América do Norte e Caribe/ Europa/Ásia, África, Oriente Médio e Oceania) funcionou?
– Deveria haver limite no número de integrantes no Conselho por país de residência?
– Deveria haver assento no CRBE para órgãos do Governo brasileiro atuantes em temas de interesse das comunidades no exterior?
– Quais seriam os impedimentos para que um cidadão possa ser membro do Conselho?
 ii) DA SELEÇÃO DOS INTEGRANTES DO CRBE
– A eleição de 2010 deu representatividade e legitimidade aos Conselheiros?
– Que papel devem ter os Conselhos de Cidadãos ou de Cidadania na eleição dos integrantes do CRBE?
– A eleição dos integrantes do CRBE poderia ser feita, onde houver, por cada Conselho de Cidadãos/Cidadania?
– Qual a melhor forma de assegurar que os Conselheiros representem uma parcela expressiva da comunidade e sejam responsáveis perante ela ao longo de todo o seu mandato?
– Qual o tempo ideal de mandato para o CRBE?
 iii) DO FOCO DOS TRABALHOS
 – Os integrantes do Conselho deveriam ser divididos por área de atuação (por exemplo, educação, saúde, trabalho, etc.) e/ou por âmbito regional?
– Os integrantes dos Conselhos deveriam reunir-se em âmbito regional ou temático? Em caso afirmativo, com que periodicidade? Essas reuniões poderiam ser virtuais, por videoconferência?
 iv) CÓDIGO DE CONDUTA
 – Deveria haver código de conduta/ética para os Integrantes do CRBE?
– Quais são as principais preocupações da comunidade em relação à conduta dos seus representantes?
 v) AFERIÇÃO DE RESULTADOS
 – Deveria haver mecanismo permanente de interlocução dos integrantes do CRBE e as comunidades brasileiras residentes em suas regiões?
– Deveria haver sistema de prestação de contas permanente por parte dos integrantes do CRBE, em reuniões presenciais?
– A quem os integrantes do CRBE deveriam prestar contas?
– De que forma as comunidades poderiam fazer chegar aos integrantes do CRBE suas reivindicações, preocupações e sugestões?
– Qual deveria ser a relação entre os integrantes do CRBE e os Conselhos de Cidadãos/Cidadania/Associações de brasileiros em suas regiões?
Cordiais saudações,
 Alexandre R.M. Gueiros – Cônsul-Geral do Brasil na Holanda
********************************************************************************************

E assim seguimos nós, na certeza de que muitas oportunidades estão à nossa frente, e que agarraremos a todas elas com o nosso melhor entusiamo!

Grande abraço & Saudações Literárias!

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Josane Mary, Passo a Passo, Pelo Mundo, REBRA na Holanda e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para REBRA na Holanda I

  1. QUERIDA JOSANE, ISSO É ESPLÊNDIDO!

    QUEM DERA VOCÊ FOSSE ELEITA MEMBRO DESSE CONSELHO. Aí A COISA IA PRA FRENTE, TENHO CERTEZA, POIS ALÉM DA SUA PERSONALIDADE DE LÍDER, VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO DOIS SIGNIFICATIVOS GRUPOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA: AS MULHERES E A CULTURA – ESPECIFICAMENTE A LITERATURA.

    ESTOU DO SEU LADO E FAREI QUALQUER COISA PARA COLABORAR.

    VEJA O ANEXO. ESTOU MANDANDO A IMAGEM DO MEU CARTÃO DE VISTA. ACHO QUE, SE DER TEMPO, VOCÊ PODERIA MANDAR FAZER UNS PRA VOCÊ, SUBSTITUINDO O CARGO. EM VEZ DE PRESIDENTE PODERIA SER ” REPRESENTANTE PARA A HOLANDA” E SUBSTITUINDO O ENDEREÇO TAMBÉM, CLARO. DEIXE A PÁGINA DA REBRA, POIS É LÁ QUE ESTÁ SEU NOME COMO REPRESENTANTE.

    ACHO QUE ISSO DARIA MUITO STATUS E IMPRESSIONARIA. É ISSO QUE QUEREMOS NÃO É?

    TUDO QUE VOCÊ PRECISAR ESTOU AS ORDENS.

    LEMBRA QUE EU DISSE A VOCÊ QUE AS OPORTUNIDADES IRIAM SE APRESENTANDO?

    BEIJA ENORME DA JOYCE

    • Josane Mary disse:

      Obrigadíssima, querida Joyce!
      Sinto-me extremamente honrada com sua resposta tão cheia de entusiasmo!
      Vamos em frente, sempre!

      Beijocas e Saudações Literárias para você e todas as outras REBRINHAS!😉

  2. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Estimada Amiga,

    Mais uma vêz, voçê me traz uma imensurável alegria e um incontido orgulho. Não se trata de uma eventualidade. Tal honroso convite, é uma das muitas recompensas que ainda estão por preencher a sua vida. A sua tenacidade, simpatia, bravura, inteligência e capacidade me dizem, claramente, que, voçê saberá, de forma brilhante e dinâmica, representar, os membros da REBRA HOLANDA.
    Amiga, continue trilhando os mesmos caminhos, pois, inevitavelmente o destino deles será a sua consagradora VITÓRIA. O povo Espiritosantense agradece a sua mais nova filha ilustre. Que Deus continue iluminando a sua vida e caminhos. Abraços Fraternos. Ohn Shanti.

    Ramirovskiy

    • Josane Mary disse:

      Muitíssimo obrigada, querido amigo Ramirovisky!
      É como o lema da REBRA: “A chama de uma tocha, se utilizada para acender uma outra tocha, irá multiplicar a luz em vez de roubá-la”.

      Grande abraço para você e os seus!
      NAMASTÊ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s