Projeto Cultural Literário Infantojuvenil “ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO – VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK!”

Esboço de minha intenção de criar o:

Projeto Cultural Literário Infantojuvenil
ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO!
VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK
!”

th

O Projeto Cultural Literário Infantojuvenil “ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO – VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK!” objetivará despertar, incentivar e promover o talento para a Literatura junto aos   brasileirinhos-holandezinhos residentes na Holanda.  

Além da inestimável oportunidade de despertar, incentivar e promover o talento da arte das letras,  os   brasileirinhos-holandezinhos residentes na Holanda também terão  a enriquecedora chance de interagir com seus compratriotas, num intercambio ávido de expressabilidade de Cultura e Brasilidade, através da bela língua portuguesa do Brasil, esta língua materna que, como nos lembra o renomado filósofo Jacques Derrida*, “ouvimos enquanto ainda no ventre de nossas mães e que carregamos como uma segunda pele, ou um automóvel do afeto”, onde quer que nos encontremos no mundo.

Voltado a dar vazão à imaginação e a voz interior, e deixá-las fluir em palavras escritas de cunho literário ou não, se faz apropriado mencionar que será também relevante objetivo deste projeto – a partir de questionários e/ou depoimentos coletados -, demonstrar os preciosos benefícios que trará um trabalho de sensibilização literária junto ao   público infantojuvenil [brasileirinhos-holandezinhos]. Isso não somente como indivíduos, mas também como integrantes de uma sociedade. Pois ser brasileiro, ou descendente de,  é se lembrar que somos genuinamente de muitas misturas de raças, e que isso deveria nos garantir uma inigualável força capaz de promover uma convivência harmoniosa entre pessoas das mais diversas procedências, também brilhando verde-amarelo-azul-e-branco, orgulhosamente e sempre avante!

Este  projeto realizará atividades como:  Workshops, Cafés Literários, Organização-Realização-Publicação-Distribuição de  Antologias (inclusive bilíngues) Nacionais e Internacionais,  assim como participará em feiras e eventos nacionais e internacionais, e/ou qualquer atividade voltada ao mundo literário.

Este Projeto Cultural Literário Infantojuvenil “ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO – VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK!” é uma idealização e organização da escritora  brasileira-holandesa Josane Mary Amorim, residente na Holanda desde 2003, ganhadora de diversos prêmios literários,  como o Press Award Literatura Reino Unido-2012, pela FOCUS do Brasil, e o “The Emanuel en Lilly Shinagel Essay Prize” consecutivamente em  2001, 2002 e 2003 pela Universidade de Harvard-US. É ainda a idealizadora e organizadora da “1a. Antologia  Bilíngue Brasil-Holanda”, que tem a honra de contar com vinte e dois coautores brasileiros e  três holandeses. Josane Mary também é a representante internacional na Holanda da Rede de Escritoras Brasileiras-REBRA, do Jornal Sem Fronteiras, e da “Divine Academie Française Arts Letters et Culture”.

Este texto está protegido por direitos de autor. Contudo sinta-se à vontade para usar qualquer informação nele contida, desde que os créditos à autora sejam mencionados.

Josane Mary

Roelofarendsveen, Holanda – 21 de Novembro de 2014.

=============================================

“Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade.” [John Lennon]
Todas as próximas publicações sobre este Projeto Cultural Literário Infantojuvenil “ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO – VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK!” estarão disponíveis na opção homônima [vide menu], objetivando ter uma compilação sistemátizada do tema.
Desde já agradeço por suas sugestões e apoio!
*Com licença da palavra, parafraziei a querida Professora Else R. P. Vieira, Catedrática de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos Comparados na Queen Mary University of London – Coordenadora do Projeto Internacional “Entre-lugares da literatura da diáspora brasileira” (CAPES), quando de seu prefácio para a 1a. Antologia Bilíngue Brasil-Holanda.
Grande abraço e até o próximo post!😉

Sobre Josane Mary

O ato de escrever se tranformou numa extensão de mim... https://josanemary.wordpress.com
Esse post foi publicado em Atreva-se, Inspiração, Josane Mary, Literatura, Projeto Infantojuvenil "VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK", Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Projeto Cultural Literário Infantojuvenil “ESCREVER É PRA LÁ DE DIVERTIDO – VERHALEN SCHRIJVEN IS ERG LEUK!”

  1. Elbita disse:

    Adorei a sua iniciativa,Jo!
    Que bela contribuição para o ato de ler!
    Parabéns!Bj

  2. Antonio Ramiro Fonseca disse:

    Prezada amiga Jô,

    A iniciativa do projeto é louvável , de grande responsabilidade social e, por isto, na minha opinião, é de utilidade pública. O “Escrever é pra lá de divertido – Schrijven is erg leuke !” irá proporcionar aos nossos pequeninos brasileirinhos-holandezinhos a oportunidade de abraçar e desenvolver a arte literária, de manter viva e fluente a língua materna, nossa segunda pele e, finalmente, direciona-los para um atividade que muito contribuirá para a estruturação moral dos participantes. Eis aí, querida amiga, um projeto de puro cunho sócio-cultural que poderá, ser considerado, sem favor algum, como de utilidade pública e, portanto, merecer o total apoio dos órgãos oficiais brasileiros, holandeses e, inclusive, da Unesco/Unicef. Que Deus abençoe e ilumine o projeto, pois, se queremos um mundo melhor, no futuro, temos de começar á muda-lo, no presente. Um grande abraço, amiga. Ohn Shanti !

    • Josane Mary disse:

      Ohn Shanti, querido Amigo Ramirovisky!

      Amén para todas as suas palavras!
      Agradeço enormemente por comentário tão sincero e cheio de entusiasmo! Realmente, “que Deus abençoe e ilumine o projeto, pois, se queremos um mundo melhor, no futuro, temos de começar a muda-lo, no presente!”

      Que você tenha um ótimo domingo ao lado de sua linda família!

      Grande abraço cheio de carinho!😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s